setembro 16, 2006

Bairrismo: para o bem e para o mal

#
Nós, gaúchos, realmente honramos a fama de bairristas, não tem jeito. Quinta-feira, dia do meu rodízio, aproveito para prestigiar o blog da minha querida amiga Deza, que anunciava estar nas páginas do caderno Viagem da Zero Hora. Fiquei curiosa e corri para visitar o site do jornal da terrinha e eis que encontro lá a manchete: “Gaúcho causa pânico nos EUA”. Era aquele caso do brasileiro que tentou abrir a saída de emergência num vôo para Washington essa semana.

Eu até entendo e morro de orgulho de dizer que colecionamos títulos de miss, de celeiro de mulheres bonitas, temos o “melhor” jogador de futebol do mundo, a Daiane dos Santos, grandes nomes da música como Lupicínio Rodrigues e Elis Regina, enfim, mas chamar a atenção para o fato de um lutador de jiu-jístu maluco, conhecido pelo apelido medonho de “Realce”, ser gaúcho não faz o menor sentido. Jamais saberia se não fosse a Zero. A notícia é hilária e de chorar atrás da porta sem calcinha. Que decepção!


Foto: Reprodução/ZH

6 comentários:

Dann Ferreira disse...

Oie.
Desculpe a invasão..
Curti pakas seu texto e seu modo divertido de contar a sua decepção hehehe.. o nego tem cara de Gigolo mesmo hehehe...
abraços

Danilo Ferreira
(www.o-diariu.blogspot.com)

Paula Pereira disse...

Obrigada Dann. Fique à vontade heheh Olha que esse bairrismo extremo abrange inclusive a academia. Acabo de receber um e-mail da assessoria de imprensa da PUC-RS informando que o Vencedor do Aprendiz 3, Anselmo Gidione Della Mea Martini,é formado em Direito pela instituição. E eu com isso? A formação e as universidades dos candidatos não é divulgado desde o início?

Anônimo disse...

Cara Paula:
Concordo com sua opinião sobre gaúchos bairristas (mas pensando bem: quem não é?). Porém me sinto obrigado a alertá-la: a manchete , o fato e o Realce não tem nenhuma relação com bairrismo. Bairrismo significa um culto (de elogio) exagerado e irracional a um local (bairro, cidade, estado, nação)dissociado do real. Por exemplo, o povo mais bairrista do Brasil é o baiano, porque a maravilha que o baiano fala sobre seu estado é absolutamente distante (por vezes o inverso)da realidade daquele estado; depois é o paulista que parece idolatrar a péssima qualidade de vida como a um bezerro de ouro. E os gauchos? Como vangloriar-se do custo de vida mais caro do país? ou de praias horrendas onde o famigerado "nordestão" promove tempestades de areia de janeiro a janeiro sem falar do escabroso mar marrom? Mas estes detalhes a parte o jornal é local, um cidadão local foi preso no exterior...jornalisticamente a manchete deve ser..local! Zero Hora sabe que não é um periódico e repercussão nacional. Em São Paulo quem lê a Zh? Gauchos que moram lá. Concordo que a Folha ou o Estadão publicariam, se o Realce fosse paulista , por exemplo, "Brasileiro é preso..", mas pq esta é sua linha editorial (comercial): jornais que sabem que são lidos do Oiapoque ao Chuí. Abraços.

Paula Pereira disse...

Obrigada pela explicação. Na ausência de um nome vou te chamar de "Aurélio" pelo momento dicionário que tivemos aqui. Se você bem conhece a linha editorial da Zero Hora, também deve lembrar que outro jornal local - o Correio do Povo - não exalta a informação de um cidadão, glorioso ou não (por isso o "para o bem e para o mal"), ser gaúcho. Até onde eu sei, o famoso bairrismo do povo gaúcho foi incorporado à linha editorial do jornal propositalmente para gerar identidade. É claro que há bairrismos pelo mundo afora, mas não me sinto à vontade de falar de uma realidade que não é minha. Continuo amando o meu Estado e ficando orgulhosa de informações como a que soube hoje pela Globo de que a maioria do eleitorado gaúcho tem ensino superior, ou que o meu Grêmio, depois de subir da segunda divisão, está em segundo lugar no Brasileirão. Coisas que deixam a gente feliz de ter essa identidade. De maneira saudável, que não faz mal a ninguém.

Paula Pereira disse...

Ah! Fabi, obrigada e volte sempre ;)
Pode deixar que passo lá tbm.

Anônimo disse...

oi paula tudo ok com vc? estou escrevendo para falar que nós baianos não somos bairristas,apenas amamos nossa terra,o problema é que esse povo de São Paulo ficam esculhabando a Bahia, e depois quando chega o verão vem tudo pra ca com a cara mais descarada do mundo,eles chegam aqui diz que ama a Bahia,que nos adora e quando vai embora esses pombosujo voltam a falar mau de nois,pra vc ver como somos perseguidos por esses pombo sujo,temos até um personagem no bosta total(É ASSIM QUE CHAMAMOS ESSE PROGRAMA AQUI), eu sou baiano e nunca falei da forma que aquele pombo sujo PAULISTA DISFARÇADO DE BAIANO fala já pensou se fosse um gaucho ali no lugar do baino,fazendo piadas da sua terra todo sabado vcs iam gostar?