fevereiro 28, 2006

CPI do Carnaval!

#
Injustiça. Sacanagem. Puxada de tapete descarada. Essa foi a sensação e o sapo entalado na garganta dos componentes da Gaviões da Fiel. Não só da torcida e da comunidade, mas, certamente, de muitos amantes do samba que em coro amargam essa baixaria. E de mãos amarradas.
Não sou paulista, nem corinthiana e muito menos torcia pela escola, mas assisti a um desfile empolgante, de samba-enredo fácil e gostoso de dançar. Dava até gana de cantar "Sou anjo Gavião nas asas da imaginação..." Perder pontos por estourar o tempo, tudo bem, mas a pontuação baixa generalizada ficou muito suspeita. Gostaria de ver a justificativa dos jurados, que segundo as novas regras, devem constar junto às notas. Para mim, o carnaval de São Paulo que se mostrava em plena evolução, mais maduro, mais bonito, um espetáculo de grande qualidade cai em descrédito quando um evento lastimável como esse acontece. Não será somente a Gaviões a ser rebaixada. A derrota é também do carnaval paulistano. Que perde o prestígio. Todos saem perdendo.
O carnaval que é uma festa para trazer alegria e encantar a espectadores e foliões cai na desgraça burocrática. Ao invés de breve ruptura autorizada da ordem, uma mímese da mais desleal face do dia-a-dia. Cheia de regras e oportunidades para sabotar legalmente a quem bem entenda. Sem querer desmerecer, não sei como vence uma escola com desfile tecnicamente correto e de arquibancada muda. A animação deveria ser um imperativo no carnaval.
Injusta. Muito injusta. A Liga deveria se envergonhar. Shame on you! E de todos os jurados que possam ter colaborado para a execução dessa infame rasteira na Fiel, uma escola com 30 anos de carnaval paulistano. Quem será a próxima vítima? Protestaram os torcedores da Gaviões com faixas que clamavam por moralização e uma CPI do carnaval. É uma pena, provavelmente não dê em nada.
Nessa quarta-feira de cinzas, espero que este gavião renasça feito fênix. Parabéns Gaviões! Lindo desfile, samba de primeira e uma elegância exemplar ao deixar a apuração no sambódromo sem nenhuma confusão. De baixaria, já basta a deles. Acenderam as luzes e acabaram com a nossa festa. E a sujeira? Rogo que daqui pra frente só vejamos de confete e serpentina.
Sou Anjo... Gavião
Nas Asas da Imaginação
Eu QUero Paz... Olho pro céu
E Peço a benção de São Jorge pra Fiel
Vi Num Sonho de Criança
Meu Pensamento Flutuar
Abraçado às Estrelas
Eu Me Senti Mais Leve que o Ar
Vi Também A Passarola
Pego a Viola Sou Feliz e vou cantar
Lá Vem o Trem... Lá Vai Balão
Santos Dumont... 14 Bis
Glórias Para O Meu País
Bonjour... Mon Amour... París
E Assim... Cruzando Mares
Navegando Pelos Ares... Conquistei
A Lua... O espaço Sideral
Volto A Realidade
Mas Que Saudade De Ganhar o Carnaval
Tô dentro da Pista...
Eu Quero Voar
Aperte o Cinto
Vamos Decolar
Amor em teus Braços
Vou Me Apaixonar
Eu fico louco só de Imaginar

Nenhum comentário: